sábado, 28 de janeiro de 2012

11 meses e o adestramento

As gracinhas mês a mês só fazem aumentar. O repertório agora está bem grande. Com 11 meses, Davi sabe fazer o seguinte: leva a mão à boca repetidas vezes e falando "aaahh", imitando índio; bate palmas ao ouvir a palavra parabéns (está super "treinado" para a festa de aniversário); coloca a mão junto ao ouvido quando falamos "alô"; aponta o próprio nariz e o de outras pessoas ao ouvir "cadê o nariz do fulano"; bate testa com testa ao ouvir a palavra "cabeça"; e também sacode a cabeça de um lado para o outro ao ouvir a palavra "nãaaao". Uma graça.

Só que esse último adestramento não veio muito a calhar não. O problema é que ele aprendeu o "não" como brincadeira. E quando falamos com ele "aí não" ou "não pode" ou "não faz", ele para o que está fazendo, sacode a cabeça de um lado para o outro, ri e continua a fazer o que estava fazendo. Na hora em que a vó estava ensinando o neto essa brincadeira (é, não fui eu que ensinei, mas estou pagando o pato), nem me dei conta do que poderia acontecer. Mas no final das contas, acabo rindo porque não deixa de ser engraçado. E a minha moral vai ficando cada vez menor. hehehe

E também não é sempre que o garoto atende aos comandos. É quando ele quer ou quando ele não se confunde. Quando pedimos um "comando" atrás do outro, o bichinho começa a fazer tudoaomesmotempoagora. Bate palmas na orelha falando "aaaahhh" e mexendo a cabeça para os lados, misturando parabéns, índio, alô e nãaao. Tadinho. A gente abusa dessa criança.

Esta fase está sendo uma delícia. O garoto está uma esponjinha. Aprende toda hora uma coisa nova. Já está quase andando. Mesmo. A Ferrari que ele tinha ganhado e era de empurrar, com ele dentro, virou um andador. Tem horas em que ele pega uma reta e vai num sprint, digno de um mini-micro-baby-velocista. Acho que só está faltando ganhar um pouco mais de confiança, porque ele algumas vezes ficou em pé quando distraído. Aí, se lembrou de que não estava se segurando em nada e sentou. Então, enquanto ele não domina essa coisa toda de ser bípede, vai treinando com o seu andador adaptado.

Brincadeira predileta do meu futuro velocista
O desenvolvimento motor está até demais. Até escalar o sofá o garoto já conseguiu. Bastou colocar o controle remoto em cima para dar um incentivo (Davi é louco por controle remotos e celulares, muito tecnológico essa minha criança - quem disse que controles remotos não podem ser lúdicos e high techs?). Só que a fala tá beeem devagar. Praticamente parou de falar "papá" e "bó". Agora é "babababa" pra tudo e não é qualquer hora. Às vezes rola um "huhu" também. E só. Meu pequeno mudinho.

Deu para não querer mais dormir no berço. De jeito nenhum. Era eu colocar no berço que acordava. Parecia até que a sua caminha tinha espinho. Por conta disso, durante alguns dias, ficou dormindo no sofá enquanto não ia definitivamente para a minha cama (sempre com alguém do lado dele, claro). Só que hoje, só para me contrariar, dormiu mais de uma hora no berço sozinho de manhã e já está de novo no berço para o sono da noite. Eu estou achando que é por conta do clima, que agora está bem mais ameno que o calor desumano que tem feito nas últimas semanas aqui no Rio. Vamos torcer para que São Pedro colabore ou que a Light venha de vez resolver meu problema do ar condicionado (sim, esse calor infernal e a gente sem ar condicionado, tudo por conta da mudança para trifásico, afe...).

A parte da comida é que deu uma pioradinha. Deu para não querer mais almoçar e jantar. Come algumas colheradas, umas 10, e depois tranca a boca. Só abre de novo se for para uma fruta ou alguma coisa doce. Já fiz diferentes papinhas e nada. Fiz cada coisa separada, um monte de purêzinho e nada. Nas últimas três semanas, isso tem se repetido. Mas só em casa, porque o pessoal da creche fala que ele tem comido suuuper bem. Segunda vamos falar com a nutricionista de lá para copiar a receita de comida salgada deles.

Cada vez mais gatão... e eu mais babona

5 comentários:

Lu disse...

Ai, eu to adorando essa fase, to cada dia mais apaixonada pelo Uri (não achava q isso fosse possível), mas a cada gracinha nova eu fico mais boba por ele.

O Davi tá muito lindo!!

O Uri também entende o "não" quando quer... hahaha.. e ele sabe usar qdo quer também. Quando não quer mais comer balança a cabeça, ou faz q não com o dedinho... hahaha

Bjos

No mato sem cachorro disse...

Esse molequinho daqui a pouco vai abrir a porta pra vovó, hein? Vou adorar! Bj

Ju disse...

Ah, mas ele continua mamando em casa, né? isso deve diminuir um pouco a fome dele!

E controle lúdico e high tech??? piada interna? adógo! rs

beijos, ju

Mário Cesar Filho disse...

me divirto com as fotos! E seus comentários são ótimos "o bichinho começa a fazer tudoaomesmotempoagora", rsrs!

Gheysa Macêdo disse...

Olá..meu bebê tem 11 meses e também parou de falar mamã e papa...será qeu é normal, vi que também aconteceu com o seu.