segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Contagem regressiva para o aniversário


É, me rendi ao clima festivo que se aproxima. Vamos comemorar o aniversário do Davi em grande estilo. Todos em coro agora: mas já? Pois é, parece que foi ontem (frasezinha mequetrefe, clichê, mas nada mais consegue descrever esta sensação de tempo passando rápido demais).

Estava pensando mais fortemente sobre o assunto desde que o ano virou. Bem, na verdade, já pensava sobre esta data desde que o Davi tinha mais ou menos um mês de vida e começamos a freqüentar o Jardim Botânico do Rio. Local lindo, super bucólico, contato direto com a natureza, clima super propício para fazer uma festa low profile.

Ainda nessas nossas idas ao Jardim Botânico, descobri que havia um serviço de “festa” prestado por um dos quiosques de lá, um que ficava próximo ao parquinho infantil. Era só pagar, eles cuidavam da comida e bebida. A gente só teria de levar o bolo, docinhos e uns enfeites de mesa (se quisesse). Precinho camarada, comemoração bem pequena para 50 pessoas. Estava animada e tentei agendar com o pessoal do quiosque no início do ano de 2011. Eles ficaram de me dar um retorno em 2012, mais próximo da data.

E me deram, só que o retorno não foi positivo. No final de dezembro, me mandaram um e-mail dizendo que o Jardim Botânico não estava mais deixando fazer estas festinhas por lá, que eles iriam descontinuar o serviço em 2012. Ferrou. Minha única opção de aniversário tinha ido por água abaixo.

Fiquei ainda pensando e repensando o que poderia fazer. Não queria deixar passar batida a data, mas também não queria grandes produções. Por dois motivos: estou sem grana por conta dos gastos com a obra + armários e tenho uma certa “preguiça social” para festas próprias. Só que não preciso passar esta “anti-socialidade” para a cria, né não?

Cogitei fazer lá em casa, uma festa no estilo “faça você mesma”. Iria me aventurar pelo Saara (em janeiro, mentalize só o calor deste mercado popular no Rio de Janeiro em pleno verão, o nome por si só já é bastante sugestivo) em busca de decorações fofoléticas. Só que nem mesa eu tenho ainda na minha casa. Então, como assim comprar coisas pra enfeitar mesa se nem mesa se tem?

Nesses meus pensamentos sobre o tema, comecei a fuçar a internet (salvadora). E me deparei com uma casa de festas infantis que não se parece com uma casa de festas infantis. Per-fei-to.

Deixa eu me explicar. Tenho gastura desses lugares multi mega coloridos, com o som ligado na mais alta potência, comidas gordurosas, crianças suadas correndo entre brinquedos gigantes e decorações padronizadas com tema do personagem infantil da moda. Nada conta quem faz. Até porque sei que um dia (se tiver dinheiro) vou acabar fazendo por pressão da própria cria (“ah, mãe, eu quero um festa do Ben10”). Mas... Além de super caros, acho que um lugar desse não combina muito com festa de aniversário de um ano. A criança quase não aproveita e a lista de convidados nem tem tanta criança, pelo menos no meu caso. Na família, há poucas crianças e a maior parte dos meus amigos ainda nem tem filho (os filhos dos amigos do Tide já estão saindo de casa, tudo adolescente ou maior).

Essa casa de festas que encontrei é super bacana. É voltado para um público infantil, mas também faz festa de adulto. É numa casa velha (amo de paixão, se pudesse comprava uma casa antigona e reformava). A decoração é feita em estilo provençal (aprendi o termo depois que eu cheguei lá), com carinha de feito a mão e personalizado (e é!). E me pareceu que a pessoa responsável pela decoração, uma das sócias, tem um super bom gosto, pois as fotos que vi de outras decorações eram muuuito lindas.

Mandei e-mail e perguntei pelo final de semana depois do Carnaval, de preferência domingo (Davi faz aniversário na segunda). E não é que tinha data? Parece até que estava esperando por mim! Não foi no horário que eu queria (fechei o horário de 17h às 21h), mas, contando que ainda estaremos em horário de verão, boa parte da festança acontecerá ainda de dia. E melhor, fora do horário de pico de calor dessa cidade. Então, nos finalmentes, até que gostei do horário, mesmo tendo torcido o nariz um pouco de início.

Ao chegar lá, o Tide notou a razão da minha empolgação. Segundo ele, era a minha cara fazer a festa do Davi num lugar desses. Tomei como um elogio. Fechamos o pacotão, mesmo estando duros. Com cerveja incluída (mesmo a contragosto meu, mas eles nos deram de cortesia e o Tide queria de todo jeito).

A gente ia ter que recorrer a algum empréstimo consignado desses aí (coisa que nunca fiz, mas não ia ter jeito), mas meus pais e sogrita resolveram patrocinar a festa e dar de presente pra gente pro Davi! Melhor que isso não há! Obrigada vovó, vovó e vovô!

Como o pacote inclui tudo (comida, bebida, decoração, convite), eu só tenho de chegar na festa pra curtir. Hehehe Bem, só a parte de foto e filmagem que vai ser feito por nós. Davi tem uma vó e um pai metidos a fotógrafos. Então, nesse aspecto, já estamos muito bem servidos.

O drama agora é fechar a lista de convidados para não passar do valor estipulado. Essa parte vai ser dura. Família próxima, amigos mais chegados e amigos com filhos foram os nossos pontos de corte. Outro ponto de corte é convidar aqueles que visitaram o Davi depois que ele nasceu (não vale conhecer o aniversariante no dia do aniversário). Só que essa listinha básica já foi maior do que o número de convidados do pacote. Ai, Gzus...

6 comentários:

Catarina Chagas disse...

Liza, me conta qual é a casa de festas? Tô vivendo dilemas semelhantes...

Catarina Chagas disse...

Há! Estou orçando com eles também. Adorei o atendimento! Mas não vou fazer lá, e sim no play do meu prédio, com (tudo indica) o buffet deles.

No mato sem cachorro disse...

E a gente vai se divertir muuuuuuuuuito! bj

Lu disse...

Oi Liza,

q feio, nunca tinha comentado aqui! hehehe.. bom, vc viu, a festa do Uri também será modesta, mas cheia de amor. Achei o maximo essa casa de festas daí, quem dera existisse uma coisa dessas em Israel, porque a gente vai ter q preparar 100% da festa... já estou nessa ha meses e o "pior" ainda está por vir!

Mas nós merecemos, afinal é a comemoração de um ano intenso, feliz, maravilhoso, dificil, etc etc, etc... hehe

Beijos!

Ju disse...

Lembra que vc tem que chamar uma porcentagem a mais para dar o numero exato de pessoas presentes. Essa porcentagem pode chegar até 20%, vc está contando com isso na sua lista??

beijos, ju

Liza disse...

Vou começar a chamar agora... No final de semana foi fechar a lista com o Tide e convidar. Numa pré-lista fechamos 97 nomes, mas o Tide já convidou gente que não estava lá :-P

bj