quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Blogagem coletiva: o relato de parto do meu blog


Ai, aí vai o relato de parto do meu humilde bloguito. Tava com vergonha de participar, de me assumir como parte da blogosfera, afinal estou só engatinhando, mas aí vai minha primeira participação numa blogagem coletiva.

Antes de me interessar pelos blogs maternos, lia muuuuito blog relacionado às coisas fúteis e deliciosas da vida. Lia (e leio ainda, mas num grau de intensidade um pouco menor) muito blog de moda, maquiagem, estilo. Essa era a minha leitura bloguística de primeira necessidade e também meio que acompanhei o nascimento de alguns blogs hoje mega famosos nesse metier fashion.

Daí que um dia resolvi que ia tentar engravidar. Comecei a fuçar a internet. Mas entrava muito em sites informativos, de conteúdo, ainda nada relacionado a blogs. Uma amiga que fiz no trabalho, que também tem seu bloguito e hoje está meio abandonado (volta, Ju!!!), me disse que tinha uma amiga que também era tentante e tinha um blog. Era a Carol, do baby-bobeiras. Li e comecei a acompanhar. Daí, num belo dia, resolvi fuçar também a lista de blogs que fica lá no cantinho direito. E comecei a acompanhar outros blogs, principalmente das tentantes (indentificação mode on). Li muuuito, de tudo e todos. Me eduquei a partir da experiência de outras. Encontrei dicas sobre praticamente qualquer coisa. Fiz meu curso intensivo preparatório para ser mãe todinho online (também fiz curso de gestante no trabalho que foi muito bom, mas a internet foi de muito mais valia).

Nessa fase, comentava pouco, quase nada. Só devorava as informações. Achava que fazer um blog era legal, mas era muita perda de tempo (ai, tolinha), que ia dar muito trabalho (dá nada... só fazer sem compromisso, com prazer), que ninguém ia ler (ainda acho um pouco isso; me deixa com meu complexo de patinho feio). Enfim, fazer blog não era pra mim, meu negócio era ler.

Além disso, nessa época, meu pai voltou a insistir que eu começasse a colocar uns pensamentos no papel, que eu começasse a escrever. Num e-mail ele disse assim: "tem algum tempo eu lhe pedi para escrever algo para mim. Sempre gostei das coisas que você escreveu e acho que você deveria continuar escrevendo. Qualquer assunto. Crônica, prosa, poesia, reportagem, o importante é praticar." Ele aproveitou e me mandou um texto que tinha escrito, pra servir de incentivo. Disse que estava sem inspiração e pedi um texto sobre a minha chegada ao mundo, pra ver se me ajudava a escrever sobre a chegada do Davi, que ainda estava na minha barriga.

Daí o Davi nasceu, antes da hora, umas duas semanas depois desse e-mail. Passei por um mooonte de coisa nas primeiras semanas e muito ficou só entre eu e meu marido (aliás, muita coisa ficou só aqui comigo e ponto). Depois do caos inicial dos primeiros dias, voltei a ler os blogs maternos. Num belo dia, pensando numa forma de responder a provocação do meu pai, me veio a brilhante ideia (tá, tá bom, tava na cara, mas eu demorei pra ter coragem para assumir que ia ter um espaço em que as pessoas iam me ler e também para perceber - duh! - que essa seria a melhor saída pra começas a escrever, como meu pai tinha sugerido). Com um blog, retomaria esta história toda de escrever e de quebra poderia compartilhar também a minha história.

O bônus do blog, que eu não esperava, era que ele fosse fazer a minha mãe tão feliz (oi, mãe!). Não era essa a minha pretensão, mas sei que ela, como comentadora mais assídua e principal divulgadora (praticamente uma PR, especialmente quando os posts são de fotos do Davi, que vão pra família e amigos todos), gosta de acompanhar o Davi e toda esta minha fase pelo blog. Ela mora longe e eu também não sou uma daquelas pessoas que adooooora falar de mim mesma (muito pelo contrário). Então, o blog caiu como uma luva.

Eis que num belo dia em que baby Davi estava super calminho, no meu colo, e eu inspirada, escrevi o primeiro post, com o texto do meu pai pra mim e o meu, pro Davi.

7 comentários:

Chris Ferreira disse...

Oi LIza,
lindo o seu blog e lindo o seu relato.
A minha mae que mora em outra cidade também acompanha tudo das netas pelo blog.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Ju disse...

Owwwn, eu vou voltar! Prometo!

Fico feliz que vc tenha resolvido assumir este lado bloguistico, virtual e passado a escrever. Acho bacana documentar esta fase da vida... Assim, quando o Davi estiver mais (beeem mais velho) vai ser legal ter todos esses relatos ;)

Além claro de dividir suas angustias, tirar dúvidas, etc!

beijo grande, ju

No mato sem cachorro disse...

Não sei o que seria de nós sem seu blog! Além de informativo, muito bem escrito e divertido, vai ajudar a todos nós, especialmente ao Davi, a se entender melhor quando as questões existenciais surgirem, talvez nem precise de um analista, hehe. Escrever ajuda a arrumar as idéias. Escrever preenche, inspira, socializa, energiza, motiva... é tudo de bom. Obrigado a vc e todas as blogueiras em ação! E viva a internet!!!

Carol disse...

e eu adoooro! que bom que influenciei em alguma coisinha!

aliás, tava pensando: vcs vao estar no Rio no carnaval? Pq eu estarei, será que nao rola uma prainha? um bloquinho de babies?

beijao!

Priscila Nascimento disse...

Olá, tenho percebido que muitos blogs nasceram de forma semelhante, o que já é bacana. E com esta blogagem coletiva, aproveito para conhecer e me tornar seguidora dos blogs envolvidos ao mesmo tempo em que apresento o meu.

bjos,

passa lá: maededudu.blogspot.com

zabumba disse...

Eu leio seu blog! Entro todos os dias. Seu pai estava muito do certo. Você escreve bem mesmo. Eu tentei fazer um blog depois que Miguelito nasceu, mas meu lance é ler mesmo. Vou ficar aqui na platéia aplaudindo quem consegue. Beijocas no Davizinho que tem MUITO tempo que eu não vejo.

Liza disse...

Isabel, vamos no Gigantes da Lira domingo? A gente bota Miguelito e Davi pra arrasar o quarteirão aqui em Laranjeiras!!! Vou falar aqui com o Pedro.

bj