quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cabelo de mãe

Vamos combinar que cabelo de mãe sofre. Vem de um passado lindo e belo, não muito longínquo, quando na gravidez os fios ganharam um brilho natural, combinado a um crescimento fora do comum, assim como uma força resistente a qualquer tipo de queda e quebra. O auge da beleza, no meu caso, foi a primeira semana do pós-parto, quando o leite desceu. Lembro de me olhar nos espelhos dos banheiros da UTI, onde Davi ficou por dez dias, e achar meus cabelos lindos (e só, porque eu era o inchaço em pessoa, com pés do tamanho de patas de elefante, coisa que não tinha passado durante toda a gravidez - malditos e benditos hormônios do início da amamentação).

O tempo passou, a voz continua a mesma, mas os cabelos... quanta diferença.

Os meus perderam o brilho e caíram. Demais da conta. O tempo todo. Parecia que minha casa era o velho oeste, com montes de feno sendo levado aos quatro cantos da casa (só que não era feno, era cabelo, muuuito cabelo). Cheguei a consultar uma dermatologista, que me garantiu que a queda era passageira e que logo, logo meus cabelos voltariam ao local onde sempre habitaram. Só que ela esqueceu de comentar que ter um monte de cabelo novo crescendo não era assim tão legal.

Um mero rabo de cavalo hoje é um pequeno tormento. Ficam diversos cabelos rebeldes, especialmente dois tufos próximos às têmporas (as entradas da careca que um dia habitou a minha cabeça). O cabelo solto fica melhor, mas esses cabelos pequenos ainda não tem peso, não tem caimento. São mais leves e, por isso, ficam mais armados. Já comentei que meu cabelo é cacheado? Pois então, deu para sentir o drama. Controlar volume tem sido cada vez mais difícil. Escovas inteligentes ou de qualquer outro tipo estão fora de cogitação. Primeiro porque, apesar de tudo, gosto dos meus cachos (como eram, não como estão hoje). E segundo porque, como Davi dorme na minha cama, não quero ele respirando formol junto comigo. E terceiro porque eu acho que não pode fazer amamentando (disso eu não tenho certeza, mas na dúvida é melhor não fazer).

Para completar esse meu estado capilar, parte dos novos cabelos que estão nascendo são brancos. Isso mesmo. Vários exemplares desta espécie outrora rara na minha cabeleira estão dando o ar da graça. E eles são diferentes em relação aos antigos. Tem uma textura diferente, são mais grossos, incapazes de fazer aquele cacheado em espiral perfeita. Parece mais um primo distante do bombril, só que branco. Como tenho um cabelo preto, bem preto, qualquer fiozinho branco parece que vem acompanhado de luz neon piscante, de tão aparente que fica. Ai, ai.

Por conta dessa nova condição capilar, já me perguntaram se eu estava deixando a minha aparência de lado - um beijo, vózinha querida do meu coração! Pra ela chegar a perguntar isso pra mim, num tom de voz quase sussurrante no último final de semana, é porque realmente a situação deve estar negra. Confesso que a sobrancelha por fazer também não ajudou.

Estou com vontade de cortar, assim como eu fiz quando o cabelo começou a cair muito (foi mais de um palmo de cabelo dando adeus). Mas não sei. Vou continuar aqui com meu pequeno drama capilar e investir pesado nuns cremes para pentear gringos.

Auge da queda, careca aparente e cabelo rarefeito
PS: legenda serve pra mim e para o baby!

4 comentários:

Liza Souza disse...

Liza, parecia um post escrito por mim e para mim. To no mesmo barco e nem posso mais me olhar no espelho. To pensando em cortar também, mas penso que talvez um corte nao dê jeito. O jeito é esperar esse "tempo de descuido" passar. hehehehehehe
Beijos
P.S. Como o Davi me lembra o Miguelzinho pequeno.Lindo! ;)

No mato sem cachorro disse...

Você fica muito bem de cabelo curto, quem sabe não chegou a hora de encarar um bom corte? Quanto à rebeldia dos cachos, tenho a solução, vou te apresentar um produto pra resolver este probleminha! Beijo

Narcisa disse...

Querida, vc é linda de qq jeito.... tenho certeza que vai cuidar bem dos seus cabelos mas pelamordedeus não alise.....

Ju disse...

Liiiza, compra um spray de cabelo! Assim quando vc fizer rabo de cavalo os fios ficam arrumadinhos! bjocas, ju