quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ela voltou

Uma das melhores coisas de se ficar grávida é não ficar menstruada, não é não? Nada daquele incômodo anti-higiênico mensal, nada de ataques de impaciência ou surtos de emoção a flor da pele (se bem que grávida tem também os momentos emotivos, mas pelo menos a pessoa tem a desculpa claramente aparente de uma barriga). E melhor ainda é se, depois de grávida, por conta da amamentação, a menstruação não vem, por meses e meses a fio.

Eu estava nesse esquema até algumas semanas atrás, quando finalmente ela voltou. :-(

Foram quase dois anos (oito meses de gestação + 1 ano e quase 3 meses da cria, tirando o sangramento de quase 1 mês do pós-parto). Posso dizer que foi a glória! Mas como tudo que é bom um dia acaba...

Conto para o Tide e a primeira pergunta que o desgraçado ele me faz: então, seu leite vai secar? Eu, que até então estava muito tranquila com amamentação, com leite para dar e vender, fiquei com uma pulguinha atrás da orelha. Quando contei do ocorrido, outras pessoas que podiam ter ficado caladas muito queridas também fizeram a mesma pergunta.

E hoje, depois de umas três semanas da sua chegada, posso dizer que o leite não secou!!! [som de fogos de artifício ao fundo] Só que a produção caiu um tiquinho... Nada preocupante, acho que é a ordem natural das coisas mesmo.

Quando comecei a trabalhar, o primeiro mês foi um inferno, com peito dolorido o dia inteiro, parecia que tinha acabado de ter bebê de novo. Depois, a produção se acomodou. Aos poucos, bem devagarzinho, ela foi e está diminuindo. Até porque reduzi um pouco as mamadas dele e só sobraram a da noite, antes de dormir, e as das madrugadas.

Há alguns meses, era só entrar em casa, depois da creche, que ele queria mamar (às vezes até dormia, o que atrapalhava o início do sono da noite). Fui aos poucos distraindo-o com um brinquedo ou dando um suco, iogurte ou um pãozinho (mesmo depois dele vir jantado da creche) e hoje ele já não vem tão louco para mamar. Nos finais de semana, a mesma coisa. Nada de mamar a toda hora (o que prejudicava as refeições e o fazia comer muito pouco), conforme solicitado (ele nem solicitava não, eu é que já estava acostumada e qualquer reclamaçãozinha era peito na criança). Hoje, nos finais de semana, o peito só é oferecido na hora da soneca da tarde (quando necessário, geralmente quando estamos em casa), à noite, para dormir, e claro de madrugada.

Então, mesmo sem a livre demanda e com meus hormônios de volta ao normal (eu acho), a produção leiteira continua. Davi ainda acorda com a fralda transbordando de xixi por conta do meu leite. :-)

7 comentários:

Carol disse...

ai jesuis, será que a minha hora tá chegando??
tb nao fiquei menstruada ainda, mas a livre demanda continua e Lucas mama mto qdo está comigo (e eu ordenho durante o dia, lembra?).

Tenho o maior medao de ficar menstruada, mas se deu td certo com vc, fico mais tranquila!

beijao

Mário Cesar Filho disse...

apesar do papinho de mulher, vc cometou aí que alguns poderiam ter ficado calado... como eu, ahahahha!

Dayane disse...

Nossa é uma das maravilhas da gravidez/ amamentação. Fiquei tao triste quando a minha voltou.. hehe Eu nao sabia que a mestruação implica em queda do leite, a minha voltou quando Leah tinha 7 meses e eu ainda amamentei até os 14 meses. Então relaxa que se ele continuar mamando o leite não acaba não.
Beijos

Catarina Chagas disse...

Puxa, você é bem sortuda: eu voltei a menstruar quando a Aninha tinha três meses (e isso porque estávamos em regime de amamentação exclusiva!).

De qualquer forma, posso dizer que a produção de leite continuou ok, ela continuou mamando loucamente e mama até hoje, com um ano completo.

Pelo que li por aí devo ter voltado a menstruar porque ela começou a dormir a noite inteira, dando um espaço grande entre a última mamada da noite e a primeira da manhã.

Beijos

Liza disse...

Hi, será? Porque ele fica sem mamar de 6h da manhã até a noite desde que voltei a trabalhar (quando ele compeltou 7 meses). E mesmo assim não menstruei por uns bons meses. Vai entender...

Ju disse...

Definitivamente essa é uma das partes legais de ficar grávida hehehe ficar sem esse desconforto!! Espero que eu fique um bom tempo sem menstruar!! bjocas ju

No mato sem cachorro disse...

Acho que o corpo já esta dando sinal de que precisa descansar, mas a cabeça continua a trabalhar, e muito, né?Gosto de ver esta disposição para a amamentação e acredito que a boa saúde do Davi tem haver com o seu leite, são os seus anticorpos diretos na veia dele. A minha geração era incentivada a amamentar só até os seis meses, interessante como as coisas mudam. Bj