sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Big boy

Prestes a completar seis meses, Davi foi mais uma vez ontem ao pediatra para sua consulta mensal. E agora todos os seus números estão um pouco acima da média. Mês passado estavam na média cravados, com exceção do perímetro cefálico, PC ou vulgo cabeção, que já estava um pouquinho acima. Aí estão eles. Peso: 8,375kg. Comprimento: 69,5cm. PC: 44cm. Tá grandão esse meu menino!

Tá tão grande, mas tão grande, que já chegou a hora de começar a comer papinhas diferenciadas, inclusive salgadas. O pediatra passou uma dieta para o molequinho que eu, já de cara, fiquei meio apreensiva. Suquinho e papinha de fruta ele já estava comendo por conta da prisão de ventre (e tem resolvido bem, está fazendo número 2 sem supositório desde que começou com a papinha de mamão).

Então, o próximo passo será começar com a sopinha. Sempre com dois legumes e um vegetal (variando sempre os legumes e verduras). Depois que ele já estiver mais acostumado, pode fazer sopa usando mais que dois legumes e ir dando uma temperada com cebola, alho. Sal e azeite já pode colocar desde já. Tem que acrescentar também músculo cozido (em panela de pressão, porque é mais rápido e não se corre o risco de ficar borrachudo) e batido no liquidificador. E ovo algumas vezes na semana. Ai, gzus.... Esse ovo aí nem sei como vou colocar e músculo então nunca vi, nem comi, só ouvi falar. Começar introduzindo no almoço (umas 10h-11h) e depois também no jantar (18h-19h). Ah, bater só no liquidificador a carne; o resto é para amassar no garfo e coar na peneira para ele se acostumar com comidinhas mais sólidas.

Tem também sobremesa, acredita? Pode dar frutas (todas, evitando só banana e maçã por causa da prisão de ventre dele), danoninho, sorvete batido, pudim... Quando ele falou pudim, comecei a rir internamente. Como assim, meu filho que até outro dia só mamava no peito já vai comer pudim? Achei muito engraçado e "adulto", por assim dizer. Lanchinho tem também na parte da tarde, com suquinho e fruta. A rotina estipulada foi a seguinte: acordou, peito; 10h-11h, almoço; 15h, lanchinho; 18-19h, janta e sobremesa; noite e madrugada: peito. Água e suco à vontade, assim com peito, mas tentar ir substituindo mamada por refeição. Vai ser difícil chegar nesse patamar, mas vou fazer tudo com muita calma, para ele (e eu!) não sentir tanto essa redução de peito. Não vai dar mais para ficar o dia inteiro pendurado em mim como ele ficava até porque daqui a pouco eu vou trabalhar e o molequinho tem de se acostumar para ir para a creche mais tranquilo.

Bem, até então, na minha casa, nem copo tinha direito. Todos, eu disse TODOS mesmo, os copos de vidro quebraram. Prato deve ter uns quatro, todos diferentes uns dos outros. Isso só será solucionado quando eu me mudar e fizer os armários, mas a questão liquidificador e panela de pressão tinham de ser resolvidos asap.

Então, saídos do pediatra, no mesmo dia à tarde, fomos ao shopping resolver essa questão. Compramos liquidificador, panela de pressão, papeira (panela para esquentar papinha - aprendi isso na hora que estava comprando), prato, talher, copinho, tudo de bebê (até então, estava improvisando com as cumbuquinhas aqui de casa e colherzinha de sobremesa). Foi todo um mundo de descobertas de coisas de bebê ontem. E, claro, mais um rombo no orçamento.

Mas a melhor aquisição do dia foi um cadeirão de alimentação. Gente, que coisa mais high tech é essa cadeira! Nem foi das mais caras não, foi a segunda mais barata depois da mais tosquinha (que tinha um cinto de três pontas e achei melhor levar uma que tivesse um de cinco pontas por ser mais seguro). E Sr. Davi a-do-rou! Achei incrível! Chegamos ontem e fui arrumar a tralha toda que tinha comprado na cozinha, enquanto ele ficava na cadeira com seus brinquedos e paninhos. Acho que foi mais de uma hora arrumando tudo, eu conversando com ele e ele brincando numa boa, sentadinho. Batia com força os bracinhos na bandeja da cadeira, uma graça!

Hoje já fui pra cozinha e fiz a primeira sopa. E é claro que eu me enrolei um poquinho... hehehe. Tide foi comprar os legumes no Hortifruti que fica embaixo de casa. E rolou o seguinte diálogo:

- Deixa eu ver o que você comprou. Beterraba, é?
- Não, é inhame, Liza, muito prazer.
- Achei que inhame fosse esse aqui.
- Não, esse aí se chama batata baroa, muito prazer também.

Ai, agora me diz como é que vou fazer para cozinhar para essa criança se nunca nem comprei essas coisas no mercado? Nao que eu não coma isso, mas já comia tudo prontinho, assim, no restaurante a quilo. Não sei direito como as coisas se parecem com casca. Tô fritz... Mas fiz um tanto, congelei um pouco e mais tarde eu faço outra com outro sabor e cor, para ir alternando ao longo da semana.

Enquanto isso, meus peitos estão explodindo, como se fosse a primeira semana. Tá vazando, tá doendo, uma beleza, para não dizer o contrário.

Mas vamo que vamo. Uma hora, eu e ele nos adaptamos a essa nova rotina.

4 comentários:

No mato sem cachorro disse...

Como esperado, chegou a hora do peito dar lugar a comidinha de gente, parece complicado, mas é só o início de um novo processo, você sobreviverá e tenho certeza que vai ser show de bola. Se o molequinho já é bom camarada... vai ser bom de boca também. bj

Rejane disse...

Primaaaa q amor esse garotão!!!
Ainda não pudemos ir conhecê-lo pessoalmente, mas já o amamos de coração!!!
Que Deus o abençoe muitão e a vc e Tide dê a direção p/sua criação...
bjs
Rejane

Janine Esteves disse...

Olá, Liza! Parabéns pelo blog e pelo Davi. Olha só, tenho um filhote de 2 aninhos e sofremos muito com prisão de ventre. Quando ele era menorzinho, o pediatra indicou a papinha da nestlé de ameixa e era super eficiente, já que só a natural de mamão não resolvia o problema do guri. De repente convém fazer o teste! Beijocas

Ju disse...

OI querida, nossa quantas mudanças!!! E quantas descobertas, hein??? Nossa não sabia que existia uma panela própria para esquentar a papinha! quantas coisas!! Vou querer aprender utdo depois!!
bjocas, ju