sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

10 meses e a (quase) independência

Davi fez dez meses e praticamente já não é mais um bebê. O engatinhar ganhou agilidade (ele consegue perseguir o cachorro da minha mãe, só para se ter uma ideia) e fica de pé em qualquer coisa que possa se apoiar para levantar. O bichinho AMA uma barra. Tanto que, no Natal, ele se agarrou de um jeito no andador da tia-vó (que tinha acabado de operar o quadril) e na bengala da vó da minha prima (que já é uma senhorinha e perdeu pro Davi este objeto durante o almoço de Natal). Achei até que gostou mais dessas duas coisas do que dos brinquedos que ganhou.

Já anda rápido, com certa coordenação, com a gente segurando pela mão. Antes trocava as perninhas, mas agora já dá um passo por vez. Aprendeu a "descer" do sofá de costas e, segundo minha mãe, que anda ensinando estas estripulias pra ele, o danado se amarrou e ficou com aquela cara de felizão de quem acabou de aprender alguma coisa e descobriu a pólvora (amo muito tudo isso quando presencio momentos como esse). Fica de pé sozinho quando apoiado com as costas na parede. A gente distrai o bichinho cantando música, ele bate palmas e esquece que está so-sozinho. Ou seja, meu bebê virou um quase bípede.

Está interagindo muuuito mais. Já brinca com a gente bastante. O dia em que aprendeu a se esconder atrás da toalha do banho para brincar de esconde-esconde, foi o máximo. A gente dizia "cadê Davi?" e ele escondia o rosto e depois aparecia. Na primeira vez soltou uma mega gargalhada, do tipo que-maneiro-esse-negócio-de-se-esconder-sozinho. E também já imita a gente direto. Ontem, imitou o brrrr e o disco arranhou. Não parava de jeito nenhum de fazer o barulho + cuspe (porque, né, pra fazer brrrr direito tem de ter uma boa dose de baba). Engraçadão...

Começou a se "irritar". Não é bem uma irritação, com choro, mas ele faz uma cara esquisita e deixa o corpo todo tensionado, como se estivesse com raiva junto com o barulho hriiiii. Às vezes faz isso do nada, às vezes faz quando é contrariado. Eu não me aguento e dou risada.

Deu pra chorar quando me vê. Chego do trabalho, ele lá brincando todo feliz. Basta ouvir minha voz pra ficar chatinho. Faz aquele choro de reclamação (aquele que nem lágrima tem) e só para quando dou o peito. Mama feliz uns quinze minutos e pronto. Já volta a brincar e a interagir com os outros seres humanos da casa.

Está grandão, mas pela primeira vez emagreceu de uma consulta pra outra. Tudo bem que foi numa consulta com menos de quinze dias de espaço para a última (levamos no meio do mês porque ele teve conjuntivite) e foi super pouquinho de peso perdido, só 30g. Tá agora com 9,970kg e 75cm de altura.

Ganhou novos dentes (cinco!) e de quebra teve febre e coriza (que poderiam estar relacionados ao dente ou não). Por conta da coriza constante, o médico passou um antialérgico para ele. Também está usando um remédio pra boca, pois pegou sapinho, que passou pro meu peito... diliça :-( Então, juntando tudo isso ao episódio da conjuntivite, esse foi um mês agitado do ponto de vista médico. Ainda bem que essas ziquiziras já passaram.

Está comendo super bem agora. Não teve mais episódios de vômitos e o cardápio se ampliou. Já comeu uva, cereja (os dois sem caroço e sem pele, com a polpa já semi-amassadinha) e até rabanada (é, é açúcar puro, mas era Natal, minha gente, não resisti - e ele a-mou!).

Está crescendo rápido, a olhos vistos, mais depressa do que eu poderia imaginar. E eu fico com uma sensação contraditória. Querendo que cresça rápido, que seja cada mais independente, para a gente fazer coisas diferentes, como ir a praia, almoçar em um restaurante (ele comendo da nossa comida) e conversar (não só eu falando, mas com ele respondendo com palavras). E querendo ao mesmo tempo que ele fique assim, um bebê, fofo, com gracinhas que só essa fase de descobertas de sensações e de desenvolvimento motor tem. Vai tentar me entender... 

Novos sabores e sensações

2 comentários:

Ju disse...

QUE LINDJA esta foto!!! Jura que dá para pegar sapinho no peito???? #comoassim

bju e feliz 2012

No mato sem cachorro disse...

Me lembro desta sensação de plenitude e perda simultânea, mas muita mais coisa boa ainda estar por vir e o bom é que vc está registrando tudo e curtindo com intensidade. O Davi agradece. Algum dia no futuro vai poder reviver estes momentos maravilhosos. bj