sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

As férias escolares e as minhas não-férias trabalhísticas

Final de ano chegando. Uma euforia começa a tomar conta das pessoas, um clima de desaceleração, um monte de festas, de comemorações de final de ano, de encontros com os diversos grupos sociais, como se o mundo fosse acabar se as pessoas não se encontrassem antes do dia 31 de dezembro. Parece que está todo mundo enlouquecido para dar conta de terminar todos os afazeres até o dia 15 e, depois de tudo pronto, relaxar. Eu tô nessa vibe meio louca de querer dar conta de tudo, de abraçar o mundo, e até sinto um cheiro de férias no ar... Como se Natal e final de ano fosse sinônimo de uns diaszinhos de folga (resquício dos tempos do colégio e da faculdade que teimam a não me abandonar). Só que isso não me pertence mais...

As férias de 2011 foram emendadas na licença (e não me arrependo). As do ano que vem só a partir de julho que eu teria direito a tirar (não necessariamente equivale ao mês que eu vou tirar hehe). Ou seja, tá muuuito longe esse sonho - sim, porque eu tenho sonhado com isso com algum frequência, de ir para um resort no Nordeste e passar uma semana completamente na horizontal.

As minhas férias estão longe, mas as do moleque já estão aí, na esquina. Serão 16 dias ao todo de recesso escolar. Hoje foi o último dia e só retorna na terça-feira, depois do ano novo. E como faz a pessoa que tem de trabalhar direto, non-stop, sem um diazico de folga pra chamar de seu? Recorre à mãe!!! Sim, mamãe foi devidamente convocada a ficar de babá (ou seria baba mesmo, sem o acento?) de neto nos dias em que a creche para suas atividades.

Não me entendam mal. Acho ótimo Davi ficar uns dias com a vó. Ele (e ela, certamente) vai amar! Mas eu acho uma "falta de absurdo" esta creche ter um recesso tão longo, especialmente quando penso no preço que eu tô pagando. E as pessoas que não tem a quem recorrer? Faltam simplesmente o trabalho (são demitidas e, consequentemente, não tem dinheiro para pagar a bendita creche)? Enfim, só um desabafo... Podia pelo menos rolar um descontinho no mês das férias, mas aí é sonhar alto demais.

E, antes de encerrar definitvamente as atividades, a creche fez uma reunião de pais com as turmas dos berçários (sim, são mais de um, porque tem a turmas dos pititicos e a dos quase-adolescentes de até dois anos, se não me engano). E lá fui eu para a minha primeira reunião de pais.

Me senti muito adulta (ops, até mãe já sou, mas ainda me surpreendo com o quão adulta eu me tornei, doida eu, né?). A sala cheia e eu era a única ainda com a cria no colo. Não quis nem saber. Perguntei se podia levar e ninguém me proibiu. Então, Davi assistiu a reunião no meu colo. Prestou atenção nas pessoas com microfone, ficou impressionado com as palmas da plateia, olhou para as pessoas ao redor, mexeu com as minhas duas vizinhas de cadeira. Mas se comportou como um gentleman, sem reclamar, sem chorar. E eu aproveitei para tirar mais uma casquinha da cria, antes de sair que nem uma doida com pressa para o trabalho.

Depois de um loooongo discurso da orientadora educional com a apresentação de cada atividade de cada berçário (que mais pareceu uma palestra de auto-marketing escolar pesado - meio desnecessário, uma vez que todos os pais ali presente já matricularam seus filhos para o ano que vem), uma das tias do berçário cantou uma música, Noite Feliz, para encerrar a reunião. Achei bacana, mesmo sendo um pouco piegas. Mais da metade da plateia chorou e eu não entendi direito o porquê, mas eu sou uma pessoa de coração quase-gelado que melhorou e muito com o nascimento da cria; então, achei a musiquinha até legal (tá vendo como eu tenho melhorado?).

Por fim, ganhamos umas fotos que resumiram o ano da criança na creche. Aí, sim, posso dizer que amei. Sabia das atividades do Davi na creche, mas ver na foto as imagens foi demais. Eu sabia, por exemplo, que ele já tinha brincado com tinta guache (pela unha meio colorida com que chegou em casa, pelo recadinho na agenda e por ter conversado com as tias na hora de buscá-lo), mas ver a imagem dele de fraldinha, todo lambuzado de tinta, com um monte de bebês do lado, não tem preço!

Tá aí o videozinho que recebemos das fotos animadas.

2 comentários:

No mato sem cachorro disse...

Emocionante!!! É muito legal ver como ele curtiu as atividades e saber que está em boas mãos. Fico feliz por isto. Bj

Ju disse...

hahaha Laiza vc é uma figura! hahaha

Mas concordo com vc, é uma falta de absurdo meRmo esse recesso escolar!

bjus