terça-feira, 13 de setembro de 2011

Explicação de especialista sobre a prisão de ventre

Gente, blogosfera materna é tudo bom! Acho que só agora finalmente compreendi o por quê da prisão de ventre do Davi. Mesmo só sendo alimentado no peito, ele começou com esse probleminha aos quatro meses, que só se resolveu agora, com a introdução das papinhas sólidas. A Paloma, do Peripécias de Cecília e Fofices de Clarice, traz toda segunda uma sessão de perguntas e respostas com um pediatra bacana. E ele explicou a razão dessa constipação do molequinho:

"Hoje em dia, todos sabemos que alguns bebês, principalmente quando alimentados ao seio, podem fazer um pouco de obstipação. Isso se deve a vários fatores, inclusive ao fato de o leite materno ser tão totalmente absorvido que sobra pouco para eliminar pelas fezes. Por outro lado, se o bebê demora quatro ou cinco dias, mas, quando o faz, não sente dor, não apresenta cibalos (bolinhas), não sangra, pode ser considerado normal. À medida que a criança for crescendo e principalmente após o mes, quando se introduzem legumes, hortaliças e cereais, ela tem tendência a evacuar mais.
Um outro motivo para não evacuar é a hipogalactia, ou seja, quando a mãe não está conseguindo suprir toda a necessidade do bebê, mas aí ele fica irritado, chora, não ganha peso - e pelo jeito não é o seu caso. Amamente mais, à vontade, sem se preocupar muito com horários (livre demanda) e verá que provavelmente isso é passageiro, não fique angustiada com essa questão. Seguramente o seu bebê está urinando bem, não é? Outra coisa: para você, mãe, a única coisa que recomendo é tomar bastante água para relaxar e deixar o bebê mamar à vontade. Qualquer coisa volte a se comunicar conosco."

Foi exatamente como ele falou, passageiro. Acho que o Davi se amarrava tanto no leitinho que queria aproveitar até a última gota! E agora já estabilizou a o número dois voltou a dar o ar da graça.

Um comentário:

No mato sem cachorro disse...

No meu tempo a gente ficava sem resposta... Viva a Internet!