terça-feira, 7 de junho de 2011

As máximas da minha maternidade

Assim que você tem filho, TODO MUNDO tem um conselho, uma orinetação, uma dica pra te dar. Às vezes é legal ouvir, às vezes é um saco, às vezes te deixa meio desnorteada, porque cada um fala uma coisa e uma dica pode contrariar a outra. Portanto, para cuidar da minha sanidade mental, resolvi seguir algumas máximas escolhidas por mim antes ou depois do Davi ter nascido. Na verdade, escolher a sua própria verdade e ir em frente foi um dos conselhos eu ouvi e resolvi seguir. E se alguém falar alguma coisa contra ou criticar, deixo entrar por um ouvido e sair pelo outro.

- Se está dormindo, deixa: pode ser a vó, pode ser a tia, pode ser a amiga... Se o Davi está dormindo, não deixo ninguém atrapalhar esta hora sagrada, a não ser que esteja perto da hora da mamada dele. Afinal, quem vai ter que aguentar ele irritadinho por não ter dormido depois vai ser eu.

- Chorou, mamou: essa máxima é da minha mãe. Eu bem que tentei seguir a linha de dar peito a cada três horas e por um tempo funcionou, mas só quando ele era menorzinho. Depois, começou a reclamar mais cedo, começou a querer mamar mais vezes ou então só sugar um pouquinho alguma coisa. Então, chorou, boto no peito. Parece mágica; ele para de chorar na hora!

- Nada de chupeta: "ah, mas assim ele vai chupar o dedo..." muitos me disseram. E tiveram momentos em que eu realmente queria dar a chupeta (na hora do desespero, até dei, mas posso contar nos dedos da mão as vezes que isso aconteceu). Eu li tanta coisa de ruim sobre chupeta (retarda desenvolvimento da linguagem, mais chance de pegar infecções, ter febre etc.) e acho tão feio criança mais velha correndo por aí de chupeta na boca, que resolvi que não ia dar chupeta. Até agora estou seguindo direitinho...

- Se quero dar colinho, eu dou, sem culpa: não importa se depois ele vai querer colo na hora que eu não quero. Tento dar uma enganada, coloco no bebê-conforto, dou uma volta e se não tiver jeito, volta pro colo. Meu filho não vai ter poucos meses por muito tempo; daqui a pouco, ele vai querer é chão, sair engatinhando, andando. Então, quero mais é curtir esse momento de colinho o máximo que eu puder. É muito bom!

- Banho todo dia: já vi gente dizer que se estiver muito frio, deixa sem dar banho. Não consigo. Até porque o Davi ama o banho dele. Já rolou banho de balde, de bacia e agora está no banho de pia. Adoro como ele fica calminho e fresquinho depois.

- Rotina, mas sem amarras: todo mundo diz que criança precisa de rotina, para dar estabilidade, pra ela entender o que está acontecendo e ficar sempre calminha. Até tento seguir uma rotina, mas nem sempre consigo. Pelo menos uma vez ao dia ele tira um cochilo mais longo, mas nem sempre é na mesma hora; geralmente é na hora do meu almoço (assim, consigo comer na maioria das vezes em paz). Só de uma coisa não abro mão: ritual de dormir começa por volta das 7h30 (banho e peito) e por volta de 8h30, 9h, Davi já está na cama. E ele sempre pega no sono no mesmo horário.

De resto, é seguir cada situação de acordo com o que eu sinto no momento, sem frescuras. Até agora tem dado certo...

2 comentários:

Ju disse...

Nhóóóóó que coisa mais foooofa! Acho que você está certa de tentar seguir a sua intuição e criar as suas verdades! Para mim as mais esclarecedoras foram a primeira e a do peito a hora que ele chorar. Vou tentar lembrar disso ;)

No mato sem cachorro disse...

Quem diria... Já virou até consultora esta mãe de primeiro Davi. Aberta, flexiva, perceptiva, relax... mas precisa. Muito bom! Gostei!